- PARTICIPAÇÃO: Prova reservada a empresas, organizações, associações ou organismos que exerçam a sua atividade em qualquer país do Mundo. O Clube de Golfe do Benfica reserva-se o direito de não aceitar a inscrição de quaisquer equipas ou jogadores, sem necessidade de justificar tal decisão.
DEVIDO À PANDEMIA TIVEMOS DE FAZER ALGUMAS ALERAÇÕES AO NÚMERO DE EQUIPAS NA FINAL DEVIDO ÀS LIMITAÇÕES EXISTENTES.
- INSCRIÇÕES
- Cada empresa pode inscrever uma ou mais equipas;
- Cada equipa é constituída por 2 (dois) jogadores Amadores, que à data do evento já tenham completado 18 anos, com handicap válido reconhecido pela Federação de Golfe do respetivo País.
- Cada equipa pode inscrever até um máximo de 3 (três) jogadores, devendo o capitão da equipa informar a organização, quem vai jogar em cada uma das fases da prova.
- No caso de a equipa não inscrever de início o número máximo de jogadores permitido, pode fazê-lo nas fases seguintes.
- Um jogador que já tenha jogado por uma determinada equipa nas Eliminatórias de Lisboa, poderá representar outra equipa na mesma edição da prova.
- FORMATO
A prova disputa-se nas seguintes fases:
- Eliminatórias em vários Clubes associados ao projeto;
- Eliminatória “RED PASS” no campo da Aroeira 2, no dia 1 Maio 2021;
- Eliminatória “RED PASS” no campo do Guardian Bom Sucesso, no dia 18 Julho 2021;
- Final a ser disputada no dia 12 Setembro 2021 no campo do Bom Sucesso.
De realçar:
- Algumas equipas do Norte, Sul e Ilhas serão apuradas diretamente para a Final, através de provas disputadas nos respectivos clubes.
- A Final BENFICA CORPORATE GOLF CUP 2021 será disputada no campo do Guardian Bom Sucesso, dia 12 de Setembro 2021.
- A Eliminatória de Lisboa seleciona no mínimo as 12 melhores equipas com resultados NET.
- A Eliminatória de Óbidos seleciona no mínimo as 10 melhores equipas com resultados NET.
- Independentemente do motivo, caso seja necessário repescar alguma equipa para a Final, o convite será feito à(s) equipa(s) que se tenha(m) classificado imediatamente a seguir na classificação às equipas qualificadas, com base num Pro-rata calculado no número de equipas que jogam em cada eliminatória.
- A Final BENFICA CORPORATE será disputada pelas melhores equipas, seleccionadas através das várias Eliminatórias e outras eliminatórias disputadas em vários Campos do Norte e Sul do País.
- Os jogadores apurados em parcerias de várias partes do país e fora de Lisboa terão acomodação gratuita(em sharing) nas villas Bom Sucesso.
- Por a final se jogar no Domingo 12 de Setembro, todos os jogadores/equipas podem beneficiar de estadia nas villas Bom Sucesso para 2 noites e que inclui volta de treino no sábado a preços muito convidativos e que serão comunicados a todos os finalistas.
- Excecionalmente e devido à pandemia que causou impedimentos a várias equipas de participarem nas eliminatórias vamos ter a abertura à final de várias equipas através de WILDCARDS.
- Mais uma vez e devido a questões relacionadas com a pandemia e limitações impostas na área de restauração vamos realizar a final com um número de equipas entre as 30 e 36 equipas.
- A Final BENFICA CORPORATE GOLF CUP 2021, determinará a equipa vencedora da prova com base no melhor resultado Medal NET.
- PRÉMIOS e TROFÉUS
Todos os participantes receberão um polo, uma caixa de 3 bolas com o logo do Evento e dois Vouchers com 2 bilhetes cada para utilizar em jogos do SLB, época 2021/2022.
A equipa vencedora NET de cada eliminatória receberá como prémio dois cartões “RED PASS” para os jogos no estádio SLB para a época de 2021/2022.
Na Final, se a pandemia permitir teremos almoço com entrega de prémios e serão entregues troféus às três melhores equipas NET e à melhor equipa GROSS.
A adicionar a estes prémios, a equipa que obtiver o melhor resultado Medal NET e consequentemente vencer a FINAL BENFICA CORPORATE GOLF CUP 2021, receberá dois Executive Seats no Estádio do S.L. Benfica, para a época de 2021/2022.
A segunda melhor equipa ganhará dois “RED PASS”. Em caso de igualdade ganhará a equipa com menor handicap.
- MODALIDADE
As Eliminatórias, são jogadas em Stableford NET e a Final BENFICA CORPORATE GOLF CUP 2021 em Medal NET, na seguinte variante de Texas Scramble:
Cada dois Jogadores representando uma empresa formam uma equipa;
Cada equipa joga duas bolas do ponto de partida (ordem de saída opcional entre os dois jogadores), optando pela melhor bola (no entendimento da equipa); É obrigatório o aproveitamento de um mínimo de oito saídas por jogador numa volta de 18 buracos; Depois de um dos parceiros esgotar as 10 saídas máximas que são permitidas, terá de ser escolhida a bola de saída do jogador que ainda não completou as oito. Na sua impossibilidade, o buraco é dado como furado nas Eliminatórias e jogado até ao fim na Final.
Escolhida a melhor bola, os dois jogadores voltam a jogar duas bolas desse local, sendo a 1ª jogada tal como está pelo jogador que a jogou e a 2ª colocada à distância máxima de um cartão de resultados oficial da prova do local onde estava a 1ª, não mais perto do buraco; excepto se a 1ª bola jogada estiver no bunker, devendo nesse caso o local da 1ª bola ser reconstituído e a 2ª bola colocada nesse local.
O mesmo procedimento será repetido até chegarem ao green;
A partir do momento em que escolhem uma bola que esteja no green (e não no avant green), jogam essa bola alternadamente, até acabarem o buraco, jogando primeiro o jogador cuja bola não foi escolhida; a bola escolhida não pode ser trocada por outra, incluindo a bola levantada, exceto quando as Regras o permitem.
Se a bola que foi jogada no green voltar a sair do mesmo, os jogadores terão de continuar a jogar alternadamente, não tendo direito a jogar os dois.
A violação destas regras corresponde à desclassificação no buraco em que a violação ocorreu;
A pontuação de cada par é a que corresponder à pontuação Stableford NET, (no caso das Eliminatórias) ou ao número de pancadas NET (no caso da Final BENFICA CORPORATE GOLF CUP 21) calculados com ¾ do handicap de jogo, que é determinado aproveitando 60% do handicap de jogo mais baixo e 40% do handicap de jogo mais alto dos jogadores que constituem o par;
- HANDICAP:
O torneio não afetará os handicaps de nenhum dos jogadores intervenientes.
O handicap máximo para homens e senhoras é de 28.0 EGA, sendo, no entanto, permitida a participação a jogadores com handicap válido superior. Os jogadores com handicaps de 28,1 EGA e superiores serão considerados como tendo 28,0 EGA.
Todos os jogadores inscritos devem conhecer o seu handicap EGA válido no dia de jogo, e informar a Comissão de Campeonato se existir alguma diferença para o handicap existente no cartão.
A Comissão de Campeonato reserva-se o direito de alterar o handicap de jogo de qualquer equipa antes do início de cada competição. Nomeadamente, as equipas que obtiverem, num determinado dia de jogo, um resultado superior em relação à média dos cinco melhores resultados do dia, terão o seu handicap de jogo corrigido na fase seguinte em 50% da diferença.
Os jogadores de cada equipa terão de ser da mesma categoria de handicap ou de categorias de handicap contíguas. Para preencher este requisito, um jogador pode optar por jogar com um handicap de uma ou mais categorias abaixo da sua, jogando, no entanto, com o handicap máximo da categoria em que se quer encaixar:
1ª categoria – até 4,4 de handicap
2ª categoria – 4,5 a 11,4 de handicap
3ª categoria – 11,5 a 18,4 de handicap
4ª categoria – 18,5 a 26,4 de handicap
5ª categoria – 26,5 a 28,0 de handicap
- REGRAS: As regras a aplicar são as aprovadas pela R&A Rules Ltd e as Regras Locais do campo onde se disputa o torneio.
- TEES DE SAÍDA
Os Tees de saída serão as marcas amarelas para os homens e vermelhas para as senhoras.
Se os jogadores de uma equipa chegarem ao ponto de partida da competição, prontos para iniciar o seu jogo, dentro de 5 minutos depois da hora de saída, na ausência de razões que justifiquem abolir a penalidade de desclassificação, será o par penalizado com 2 pancadas no buraco inicial.
Hora de saída é a hora que constar no draw ou a hora que o starter chamar os jogadores se for mais tarde do que a constante no draw.
Em todas as fases, se faltar um dos jogadores da equipa, o mesmo pode juntar-se ao seu par, sem penalidade, antes da 1ª pancada a dar no green de qualquer buraco. Só que, nesse caso, o jogador que estiver sozinho só poderá jogar uma bola até que o seu parceiro entre no jogo, não podendo jogar no green.
- OBTENÇÃO DE PONTUAÇÃO e DESEMPATE
A modalidade utilizada nas várias fases é Stableford NET, excepto a Final BENFICA CORPORATE GOLF CUP 2018, que será jogada em Medal NET.
Eliminatórias de Lisboa: no caso de se registar empate entre duas ou mais equipas, o desempate far-se-á a favor da equipa que some o menor handicap. Se o empate persistir, pelos melhores 9, 6, 3 e 1 últimos buracos do percurso, e, por último, por sorteio.
Final BENFICA CORPORATE GOLF CUP 2021 : Caso haja 2 equipas empatadas no 1º lugar, o vencedor será decidido em play-off, morte súbita, a começar no buraco 9 e depois 1 sucessivamente até decidir o vencedor.
Caso haja mais do que 2 equipas empatadas, todas as equipas começam a jogar em simultâneo até se encontrar a equipa vencedora no play-off, e para as restantes continua-se a jogar os buracos seguintes 9 e 1, até se encontrar o segundo classificado.
Para os restantes lugares da classificação, o desempate far-se-á a favor da equipa que some o menor handicap. Se o empate persistir, com base nos melhores 9, 6, 3 e 1 últimos buracos do percurso, e por último, o desempate será feito por sorteio.
- CONSELHO
Todos os jogadores da equipa em jogo podem dar conselhos entre si. Para além disso, cada equipa pode indicar o nome de uma pessoa à Comissão da Competição para poder dar conselhos aos membros dessa equipa.
- EQUIPAMENTO ELECTRÓNICO: É permitido utilizar equipamento electrónico para auxiliar na determinação das distâncias.
- ETIQUETA: Não será admitida nem tolerada qualquer forma de mau comportamento. A Comissão Técnica reserva-se o direito de agir em conformidade, de acordo com a Regra 33-7.
- PENALIDADES: Excepto quando o Regulamento estabeleça penalidade diferente, a violação de qualquer condição estabelecida implica a desclassificação da equipa. Os casos omissos no Regulamento serão decididos de forma definitiva pela Comissão Técnica.
- ANULAÇÃO E ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO: Em qualquer altura a Comissão Técnica poderá completar ou alterar o presente regulamento; suspender ou cancelar qualquer das voltas; anular, adiar ou cancelar a competição.
- COMISSÃO TÉCNICA
– Orlando Santos (Clube de Golfe do Benfica)
– João Carlos Matos (Clube de Golfe do Benfica)
– Árbitro designado pela FPG
– Director de cada Campo