O WHS irá unificar os seis sistemas de handicap atualmente existentes no mundo, num único sistema de handicap e proporcionará um método consistente para aferição da habilidade de jogo, a nível mundial.
O Sistema de Handicap Mundial entrará em vigor em Portugal entre junho e julho de 2020.
Onde consultar mais informação?
Na página que a R&A e a USGA dedicaram ao tema ou no comunicado da FPG.
Quais os principais pontos que definem o WHS?
- O handicap será calculado pela média dos 8 melhores resultados, das últimas 20 voltas elegíveis para handicap. O cálculo considera o equilíbrio entre a reação à evolução da performance e a memória do potencial de jogo.
- Continuam disponíveis todos os formatos de jogo atualmente existentes no Sistema de Handicap EGA, tanto para voltas competitivas como para voltas recreativas.
- Pode ser obtido um handicap com um número mínimo de voltas. Ou seja, o jogador não necessita de ter 20 voltas para possuir um handicap válido.
- O Sistema de Classificação de Campos da USGA continuará a ser utilizado, como parte do WHS, para aferir a classificação dos percursos, pelo que a portabilidade de campo para campo e de país para país, é mantida e será acrescida a nível mundial.
- É contemplada uma funcionalidade para considerar o impacto das condições anormais de campo e climatéricas.
- Os handicaps são rapidamente atualizados.
- Para efeitos de handicap continua-se a usar um resultado máximo por buraco equivalente a “0” pontos Stableford (duplo bogey net).
- O valor máximo de handicap continuará a ser de 54, para ambos os géneros, para um sistema inclusivo.
O que significa o WHS para os actuais jogadores com HCP válido pela FPG?
Do ponto de vista da utilização do handicap pelos jogadores federados na FPG, não são necessárias alterações na utilização do sistema de handicap.
Os jogadores continuarão a ter um handicap, poderão continuar a verificar o seu handicap de jogo, a jogar e a apreciar o seu jogo, e a entregar os resultados. Todos os cálculos são efetuados digitalmente e o handicap atualizado.
A fórmula de cálculo do handicap em si será diferente, ou seja, baseada na média da melhor parte, dos resultados mais recentes.
Os cálculos continuarão a ser efetuados no Servidor Central da Federação Portuguesa de Golfe, nos regimes atuais, nomeadamente através da estrutura delegada de autoridade de handicap aos clubes filiados.
Todos os jogadores poderão beneficiar diretamente por possuir um handicap válido a nível mundial.
O que devem os jogadores da FPG fazer antes de 2020?
Os jogadores são encorajados a submeter tantos resultados válidos quando possível, durante 2018 e 2019, para terem mais resultados disponíveis no seu registo de handicap, no momento da transição. Quanto melhor for a base, mais real será o handicap em 2020 uma vez que este terá por base a média da melhor parte dos jogos recentes.